quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Para viver com entusiasmo

1 - Mostrar-se agradecido
Começar o dia a agradecer tudo o que se tem mas a que nem sempre se dá o devido valor: família, saúde, afectos, comodidades, segurança, trabalho... Deixar as queixas e o negativismo para trás
2 -Não ter medo dos sentimentos
É inevitável sentir os bons e os maus momentos, pelo que se mostra necessário saber conviver com a dor, só assim pode ser deixada para trás e recomeçar com forças redobradas, em vez de gastar energias a tentar combatê-la.
3 -Alimentar o entusiasmo
Ver cada acontecimento como uma riqueza que não pode ser desbaratada. Pôr no que se fizer tanto cuidado e atenção como se fosse a única oportunidade e a última coisa que mostrará. Só assim o entusiasmo tomará conta de tudo.
4 - Manter a expectativa
Não importa a grandeza dos projectos e dos devaneios. A esperança de uma vida cheia é a condição essencial para começar a vivê-la.
5 - Ser flexível
Agir com tolerância sabendo que a vida está cheia de tonalidades e que só uma atitude de compreensão e abertura pode trazer o melhor que ela tem. Afastar os pensamentos e atitudes extremistas, próprios de pessoas intransigentes que preferem ter razão a viver com mais satisfação.
6 - Amor incondicional
É o que devemos sentir por nós – satisfação connosco e com o estilo de vida que levamos. Originando uma estabilidade emocional capaz de afastar qualquer inimigo interior e de lutar com coragem contra os que atacam a auto-estima.
7 - Ser perseverante
Não parar ou desistir, dando o tempo necessário para atingir os objectivos. Tudo tem o seu tempo de custo e por norma o importante custa muitíssimo. Não é por acaso que se diz que a paciência é uma virtude.
8 - Tratar da saúde
Não é uma questão de egoísmo mas de saber que para atingir o melhor tem de estar em forma. Cuidar adequadamente dos outros passa por se tratar bem, atendendo às necessidades físicas tal como às rotinas de descanso e relaxe, as espirituais e as orientações anímicas.
9 - Conseguir esquecer
Abandonar o ódio, a culpa e o rancor de forma a conquistar a serenidade necessária para desprezar quem trouxe amargos de boca e esquecer os erros cometidos no passado.
10 - Apreciar a vida
Desfrutar o que a vida tem de bom. A companhia, o amor, a amizade, a alegria, o riso e o sentido de humor que tantos efeitos benéficos têm na saúde física e mental.

1 comentário:

SPPAM disse...

tão.. teu! :)
Bjos
sppaM